A investigadora do projecto W@ARCH.PT, Lia Gil Antunes, viu aprovada a sua candidatura a bolsa individual de doutoramento da FCT.
Intitulada “As Mulheres no Processo SAAL (1974-1976): Arquitectas e moradoras pelo direito à habitação” e no âmbito do projecto W@ARCH.PT, a pesquisa historiográfica crítica centra-se no Serviço Ambulatório de Apoio Local (SAAL), processo habitacional entre 1974 e 1976 em Portugal, com enfoque nas mulheres que nele participaram. O objectivo principal é compreender quem foram e quais os contributos, por um lado, das arquitectas e outras profissionais e, por outro lado, das moradoras envolvidas na luta pelo direito à habitação. A profundidade do conhecimento interdisciplinar sobre o SAAL será ampliada e consolidada pela visibilização e compreensão dos papéis destas mulheres. Os métodos de investigação centrar-se-ão na revisão bibliográfica, pesquisa documental e trabalho de campo. A exclusão e secundarização do papel das mulheres na história da arquitectura exige tanto uma avaliação crítica das narrativas historiográficas oficiais como uma ancoragem das personagens femininas enquanto sujeitos históricos activos. A recuperação das suas vidas e contribuições prenuncia tanto a sua existência efectiva na História como a construção de uma história da arquitectura e do Diretito à Habitação plurais e diversas.
A orientação ficará a cargo do Professor Jorge Figueira (Darq-UCoimbra) e da Professora Patrícia Santos Pedrosa (CIEG/ISCSP-ULisboa e UBI). A entidade de acolhimento é o CIEG, no ISCSP-ULisboa.