Arquitectas em Portugal:
Construção da visibilidade,
1942-1986
Financiamento FCT [PTDC/ART-DAQ/32388/2017]
A presença das mulheres arquitectas portuguesas no desenvolvimento da prática arquitectónica, da investigação e do ensino, está longe de se encontrar identificada e reflectida. As questões fundamentais que colocamos são: quem?, quando?, e como?, contribuíram as arquitectas para a nossa história da arquitectura, mesmo se quase sempre na sombra. O marco cronológico inicia-se em 1942, ano em que a primeira mulher, Maria José Estanco, conclui o curso de arquitectura em Portugal, e termina em 1986, ano crucial da história portuguesa. Por um lado, o país entra para a Comunidade Económica Europeia, por outro lado, assiste-se à explosão e massificação das escolas de arquitectura. Entre estas balizas cronológicas encontram-se grandes acontecimentos da história da arquitectura moderna portuguesa: entre outros, o Congresso de 1948 e o processo do SAAL. O trabalho de arquivo e da recolha oral de testemunhos possibilitam a compreensão do papel das arquitectas portuguesas neste período temporal, alargando as narrativas sobre a arquitectura em Portugal. De qualquer modo, as histórias e a história revelam já factos e personagens fundamentais e que se encontram antes e depois destes limites temporais, deixando antever a necessidade de, no futuro, se ampliar este mapa de investigação.
Equipa
Coordenação
Patrícia Santos Pedrosa
INVESTIGADORA RESPONSÁVEL
Feminista, arquitecta, activista, mãe, investigadora (CIEG-ISCSP-ULisboa) e professora auxiliar convidada (UBI). Co-fundadora e Presidente da Mulheres na Arquitectura (PT). Arquitecta (UTLisboa), Mestre (História da Arte, UNLisboa) e Doutora (Projectos Arquitectónicos, UPolitécnica da Catalunha). Pós-Graduada em Estudos Feministas (UCoimbra). Áreas principais de investigação: Arquitectura, Cidade e Género; História da Arquitectura e Historiografia Feminista.
Anália Torres
CO-INVESTIGADORA RESPONSÁVEL
Doutorada, professora catedrática em Sociologia e coordenadora da Unidade de Sociologia no ISCSP-ULisboa. Fundadora e coordenadora do CIEG/ISCSP. Foi Presidente da ESA-European Sociological Association (2009-2011) e da APS-Associação Portuguesa de Sociologia (2002-2006). Tem dirigido pesquisas, nacionais e internacionais, sobre: família, género, casamento, divórcio, assédio sexual e moral, trabalho e família, toxicodependência, proteção de crianças e jovens.
Investigação
Eliana Sousa Santos
INVESTIGADORA
Eliana Sousa Santos é arquitecta, investigadora e docente. Venceu o Prémio Távora em 2017. Comissariou a exposição A Forma Chã no Museu Gulbenkian, um projecto associado da Trienal de Lisboa 2016. Pós-doutoranda visitante na Universidade de Yale em 2013/14. Doutorada pela Universidade de Londres, Mestre pela Universidade de Coimbra e Licenciada pela Universidade de Lisboa. É investigadora no CES-UC e professora auxiliar convidada no ISCTE-IUL.
Lia Gil Antunes
INVESTIGADORA
(1988) Mulher, feminista, arquitecta, investigadora (CIEG/ISCSP-UL) e activista.
Formada pela Universidade de Coimbra (2012). Candidata doutoral “Mulheres no Processo SAAL (1974-1976): Arquitectas e moradoras pelo direito à habitação”. Co-fundadora da associação Mulheres na Arquitectura (MA).
Áreas de interesse: estudos feministas e de género; urbanismo feminista; processos participativos; História e teoria da arquitectura; Direito à habitação; Direito à Cidade.
Helena Souto
INVESTIGADORA
Professora Associada do IADE-UE. Investigadora Responsável do projecto “Design em Portugal, 1960-1974” (2012-2015, FCT). Responsável Científica no projecto “MoMoWo - Women’s Creativity since the Modern Movement” (2014-2018, Creative Europe). Sobre História da Arte e do Design em Portugal, foi cocomissária de exposições (no MUDE e no MNAz) e autora de trabalhos, como “Portugal nas “Exposições Universais, 1851-1900” (2011) e “Design Português, 1900-1919” (2015).
Rita Ochoa
INVESTIGADORA
Arquiteta, Pós-graduada em Qualificação da Cidade pela Universidade Católica Portuguesa,
grau de Master em Desenho Urbano pela Universidade de Barcelona, Doutorada em Espaço Público e Regeneração Urbana pela mesma universidade. Centro de Investigação em
Arquitetura Urbanismo e Design. Professora Auxiliar na Universidade da Beira Interior. Co-
fundadora Mulheres na Arquitetura. Co-fundadora R3iAP Rede de Investigação em Arte
Pública. Co-fundadora Revista Branca.
Consultoras/es
Irene Pimentel
CONSULTORA
Historiadora e investigadora do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH, Lisboa.
Jane Rendell
CONSULTORA
Historiadora de arquitectura, crítica cultural, escritora de arte e professora em Critical Spatial Practice na Bartlett School of Architecture, Faculty of the Built Environment.
Daniela Arias
CONSULTORA
Investigadora e consultora em questões de feminismo e género relacionadas com a cidade e a arquitectura. O trabalho recente foca-se em revelar as muitas formas pelas quais as mulheres em geral, e as dedicadas à arquitetura em particular, têm sido discriminadas. Arquitecta formada pela Universidade da República, Uruguai. Doutora em História e Teoria da Arquitetura pela Universidade Politécnica da Catalunha e com mestrado em Laboratório de Habitação Coletiva Sustentável.
João Paulo Martins
CONSULTOR
Licenciado em Arquitetura (Faculdade de Arquitetura-UTLisboa), Mestre em História da Arte (FCSH-UNL), Doutor em Arquitetura (UTL). Professor Auxiliar da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e membro do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design. Tem investigado, publicado e comissariado exposições na área da História da Arquitetura e do Design em Portugal. Desenvolveu prática projetual nas áreas do design, interiores e arquitetura.
José Nuno Pereira
CONSULTOR
Empresário, fotógrafo, trabalhador de Internet (administrador de sistemas, redes e segurança de servidores e desenvolvimento em várias linguagens), Cinema e vídeo (diretor de fotografia, editor, realizador e produtor), Mestre (Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação - ISCTE), investigador (comunicação, vídeo e política - ISCTE), docente convidado (ISCTE). Áreas de interesse: Política, Comunicação, Internet, Equidade, Sustentabilidade e Governação.
Patrícia Orfila
CONSULTORA
Patricia Orfila Barros dos Reis é arquiteta brasileira e pós-doutoranda no projeto W@ARCH.PT, vinculado ao Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG-ISCSP/ULisboa). Professora Adjunta do Colegiado de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT, Brasil). Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil). Atualmente coordena o projeto de pesquisa “Mulheres Construindo Espaços”.
Gestão de projeto
Clara Oliveira
GESTORA DO PROJECTO
Clara Oliveira é doutorada em Sociologia e Gestora de Ciência e Tecnologia no Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), do ISCSP-ULisboa. No CIEG participa ainda enquanto investigadora no projeto Colourful Children. Os seus principais interesses de investigação centram-se na família, infância e as mulheres na magistratura.
Design
Margarida Ornelas
DESIGNER
Licenciatura em Publicidade. Formação técnica de design gráfico e web design. Pós-graduação em web design. Co-fundadora da Arte Central, empresa de educação artística que desenvolve atividades culturais e educativas em escolas e museus proporcionando momentos de construção de conhecimento, convívio relacional e produção artística.
Local
Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG), do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP-ULisboa)
Duração
3 anos (Outubro 2018 a Setembro 2021)
Financiamento
FCT/MCTES através de fundos nacionais e, quando aplicável, co-financiado pelo FEDER, no âmbito do novo acordo de parceria PT2020.