As mulheres têm sido participantes activas das diversas práticas profissionais da arquitectura ao longo dos tempos. Mas esta participação não se revela nem na produção histórica nem na imagem real e simbólica da profissão. Diversos mecanismos têm contribuído para a sua invisibilização e marginalização. Recuperar histórias e visibilizar biografias é uma questão de justiça histórica. Se, por um lado, um dos âmbitos de actuação da associação Mulheres na Arquitectura é a promoção da equidade e da representatividade – de género e outras – nas profissões ligadas à produção espacial, por outro lado, o projecto de investigação W@ARCH.PT tem pesquisado e estudado as histórias e contribuições das mulheres ligadas à arquitectura e as mulheres arquitectas em Portugal, entre 1942 e 1986. O objectivo comum é a divulgação de biografias destas mulheres como forma de ampliar tanto a história da arquitectura em Portugal como a diversidade das práticas profissionais nesta área. Uma rápida pesquisa comprova a ausência genérica das arquitectas portuguesas da Wikipédia. Conscientes da importância de existir nesta enciclopédia virtual global, frequentemente a primeira fonte de informação, promovemos a criação colectiva de entradas sobre elas, que foram e são parte destas áreas disciplinares.
Foi com imenso gosto e sentido de responsabilidade que inaugurámos as sessões de curadoria do grupo Wiki Editoras Lx (de colaboração bimensal). O tema foram as “Arquitectas em Portugal”. A curadoria ficou a cargo das arquitectas Ana Bragança, Lia Antunes e Patrícia Santos Pedrosa, associadas ao projecto de investigação W@ARCH.PT: Arquitectas em Portugal: construção da visibilidade, 1942-1986 (CIEG – ISCSP-ULisboa) e à associação MA – Mulheres na Arquitectura.
Este momento de colaboração resultou na criação de entradas Wikipédia das arquitectas Maria José Estanco, Olga Quintanilha, Ana Tostões e Inês Lobo e da arquitecta paisagista Teresa Andresen.
Foi um evento emocionante, com muitas novas participações e criações colectivas.
* Imagem do grupo Wiki Editoras Lx.