Fomos consultar arquivos ao Porto!

Entre os dias 18 e 20 de Novembro de 2019, mudámos de cidade e fomos às instituições portuenses consultar os seus arquivos: começámos na sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos (OASRN) e depois à Faculdade de Belas Artes (FBAUP) e à Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Agradecemos a quem tão bem nos recebeu: na OA, a Dra. Lígia Filipe Sampaio (bibliotecária e arquivista) e arq. Cláudia Santos (Conselho Directivo OASRN); na FBAUP, à Dra. Isabel Barroso; e, na FAUP, à Dra. Teresa Godinho. Voltámos a Lisboa com novos dados, novas perguntas e muita vontade de continuar!


Eileen Gray, Arte Total: casa E.1027 à escala 1:1

No dia 20 de Novembro de 2019, a investigadora do projecto W@ARCH.PT, Lia Gil Antunes, participou como oradora no simpósio de abertura da exposição "Eileen Gray, Arte Total: casa E.1027 à escala 1:1", a convite da arquitecta Carolina Leite, na cidade do Porto. O evento foi organizado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto - FAUP) em parceria com a O’Neil Ford Chair in Architecture da University of Texas at Austin, EUA. Pela primeira vez nesta escola falámos de como “Sair da Sombra" e apresentámos o projecto de pesquisa W@ARCH.PT e as Arquitectas em Portugal. Simpósio disponível em vídeo.


Entrevista à arquitecta Cristina Veríssimo

No dia 12 de Novembro de 2019 tivemos o prazer de conversar com a arquitecta Cristina Veríssimo, no âmbito do projecto de investigação W@ARCH.PT e da participação da equipa na elaboração de conteúdos de uma futura enciclopédia global sobre mulheres na arquitectura (BGEWIA, 2021). Co-fundadora com Diogo Burnay do atelier CVDB, Cristina Veríssimo tem trabalho na prática projectual da arquitectura e como professora de projecto na Universidade de Dalhousie, no Canadá.

Agradecemos à arquitecta Cristina a generosidade e a disponibilidade. Esperamos encontrar-nos em breve!


Entrevista à arquitecta Lucinda Correia

No dia 6 de Novembro de 2019, conversámos com a arquitecta Lucinda Correia no CIEG-ISCSP/ULiaboa, no âmbito do projecto de investigação W@ARCH.PT e da participação da equipa na elaboração de conteúdos de uma futura enciclopédia global sobre mulheres na arquitectura (BGEWIA, 2021). A arquitecta e investigadora foi co-fundadora do atelier Artéria com a Ana Jara em 2011, no qual trabalhou até ao início de 2019. Artéria foi um dos primeiros escritórios de arquitectura fundado por duas mulheres em Portugal.

Agradecemos à arquitecta Lucinda a generosidade e a disponibilidade. Esperamos encontrar-nos em breve!