Edição de páginas da Wikipédia com as Wiki Editoras Lx | sessão 2
Logo no início do confinamento físico devido à pandemia da covid-19, juntámo-nos ao grupo Wiki Editoras Lx. Nesta 2ª sessão damos continuidade aos encontros bimensais, agora em formato online. Colectivamente vamos criando e editando páginas da Wikipédia com biografias de mulheres e pessoas não binárias – residuais nesta enciclopédia global. E há sempre novas entradas em cada sessão!
Porque quem não é mencionada, não existe!
*Imagem do grupo Wiki Editoras Lx
Publicação sobre as mulheres na arquitectura em Portugal e Espanha nas décadas de 1970-1980
O projecto de investigação abraçou um novo desafio. Com co-organização de Patrícia Santos Pedrosa (W@ARCH.PT, Lisboa) e Lucía C. Pérez Moreno (MuWo, Zaragoza), estruturou-se um assunto especial da revista científica suiça Arts, denominado "Becoming a Gender Equity Democracy: Women and Architecture Practice in Spain and Portugal (1960s–1980s)". Também neste número e em co-autoria, as investigadoras publicaram o artigo "Women Architects on the Road to an Egalitarian Profession—The Portuguese and Spanish Cases": um estudo comparado sobre Portugal e Espanha, com dados sobre o contexto das arquitectas em ambos os países.
Lançamento do site oficial do projecto W@ARCH.PT
Desenhar, pensar e criar o site do projecto W@ARCH.PT foi um trabalho muito interessante e motivador! No dia 18 de Março de 2020, a abertura foi celebrada com uma festa à distância e em formato online, juntando parte da equipa de investigação e amigas/os do projecto. Foi um belo momento!
Agradecemos a presença de quem nos acompanhou, o incrível trabalho da designer Margarida Ornelas e o apoio do consultor José Nuno Pereira!
Edição de páginas da Wikipédia com as Wiki Editoras Lx | sessão 1
Logo no início do confinamento físico devido à pandemia da covid-19, juntámo-nos ao grupo de mulheres Wiki Editoras Lx. Dando continuidade aos encontros bimensais, agora em formato online, começámos a criação e edição de páginas da Wikipédia com biografias de mulheres e pessoas não binárias - residuais nesta enciclopédia global. Porque quem não é mencionada, não existe!
Obrigada por nos receberem tão bem!
Confinamento pela pandemia da Covid-19
A pandemia da covid-19 obrigou-nos ao confinamento físico dentro dos limites das nossas casas desde o dia 14 de Março de 2020, como aconteceu em todo o mundo por etapas. Tivemos de nos reiventar e adaptar ao teletrabalho, saindo apenas para fazer as compras essenciais. Ainda não sabemos quais serão as consequências para o desenvolvimento do projecto, que estava em fase de trabalho de campo.
Cuidem-se! Cuidemo-nos!
Regresso ao arquivo e acervo da Biblioteca Nacional
Regressámos à consulta do arquivo e do acervo bibliográfico da Biblioteca Nacional. Terminámos de visualizar os micro-filmes e folheámos outros tanto documentos e livros que nos deram novas pistas e confirmaram outras tantas!
Os micro-filmes da Biblioteca Nacional
Fomos consultar os arquivos antigos da Biblioteca Nacional, atrás de uma pista lançada pelo consultor do projecto de investigação W@ARCH.PT, o arquitecto e investigador João Paulo Martins. Não podemos pegar nos livros, que estão bem guardados, e fomos para a sala escura dos micro-filmes. Ficámos maravilhadas com as imensas surpresas e mulheres incríveis ao longo dos séculos! Divulgaremos os novos dados em tempo oportuno.
Entrevista à arquitecta Marta Oliveira
No dia 4 de Março de 2020, entrevistámos a arquitecta e professora Marta Oliveira. No seu gabinete da FAUP, conversámos sobre a decisão de estudar arquitectura, a sua contribuição para o processo SAAL (1974-1976) no Porto e o seu percurso profissional, de prática do projecto e de docência na FAUP.
Agradecemos à arquitecta Marta a generosidade e a disponibilidade. Esperamos encontrar-nos em breve!
Conversas, encontros e pistas na FAUP
Aproveitámos a ida ao Porto para conciliar várias etapas do trabalho de campo: depois da consulta de arquivos, conversámos com o professor Domingos Tavares sobre mulheres que se cruzaram no seu percurso enquanto colegas de curso, alunas e professoras. Tivemos também a felicidade de nos cruzar com a professora Teresa Fonseca, que muito nos encorajou. Ficou prometida uma entrevista para breve!
Agradecemos a ambos a disponibilidade!